PESQUISAR

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cataratas do Iguaçú

Eleita uma das 7 maravilhas do mundo em 1995, eu já tinha ido lá uns 10 anos atrás, mas não lembro de nada. O lugar é lindo, maravilhoso, e acessível dentro das possibilidades. Tem que ter paciência, porque a paisagem vale a pena!

O lugar é um parque ambiental, ao meu ver já sugere nada de adaptação e eu me surpreendi! O chão é todo de paralelepípedo, mas há rampas em quase todos os lugares. Logo na entrada tem que pegar um ônibus, mas de cara já entrei em um adaptado. Eu não sei quantos adaptados são, sei que não são todos, mas não é dificil chegar o adaptado não!

A primeira parada é para observar as cataratas um pouco distante, todos descem e tem rampas para uma área de observação. Nessa área tem um caminho de trilha para chegar ainda mais perto das cataratas, mas essa parte não é acessível não. Para isso basta pegar o ônibus de novo e descer na próxima parada logo em frente. Nessa parada, eles embarcam e desembarcam do ônibus apenas deficientes e todas as pessoas que estiverem com ele!

Nessa próxima parte tem um chão mais liso, tem uma outra área para observar as cataratas um pouco mais de perto e um elevador que é usado para todas as pessoas, mas facilmente consegue-se a prioridade. No andar de cima  o chão também é liso e tem uma espécie de passarela para ficar ainda mais perto das cataratas.

Refazendo todo o caminho até o ônibus e andando um pouco mais adiante a pé mesmo - asfalto nessa parte - há um restaurante e do lado um banheiro adaptado.

Pontos ruins: O paralelepipedo, algumas rampas inclinadas demais e a adaptação do ônibus é daqueles elevadores bem lentos. Repito que vale a pena.

6 comentários:

Olga disse...

Adoro ver vc vivendo, sorrindo, e me ensinando a não desistir nunca. Vc é uma campeã, uma liçaõ de vida.
Parabéns!!!

Rebeca Kim disse...

Ah, que isso!! Digo o mesmo do seu filho ilustre!!

joão-mano disse...

Beijocas

Rebeca Kim disse...

beijoquinhas

Jairo disse...

Querida, fazia tempo que eu não vinha ao seu cafofo, né? Mas adorei todas as surpresas.. o novo visu, as histórias, o seu texto! E achei mara q, agora, vc mostra e fala mais sobre acessibilidade. Sei que pode marecer meio chatinho, mas é muuito útil. Eu mesmo não conheço as cataratas, mas fiquei com vontaaade!! bjoss

Rebeca Kim disse...

Muito obrigada, mestre! E pode ir, super recomendavel!