PESQUISAR

sábado, 18 de agosto de 2012

Minhas leituras

Primeiro de tudo, eu sei que títulos nessa linha são completamente ridículos, mas a criatividade hoje tirou pra dormir. Desde muito tempo (muito mesmo!) to anotando no bloco de notas os nomes dos livros que li pra depois falar aqui e a preguiça até hoje não deixou, mas tomei vergonha na cara quando vi que muitos se acumularam. 

Vou aceitar a crítica de muito tempo atrás da minha mãe e dizer quem me deu cada livro.Vamos lá:

Soul Love - Li esse livro só porque uma amiga minha me encheu o saco (falo mesmo!) e achei legal, mas não achei isso tudo que ela me descreveu que era. É uma história de amor fofa e melosa com um final dramático, mas nada além do esperado, eu acho. (Li pelo computador, não fiz ninguém me dar. Viu, mãe? Minha amiga que indicou foi a Bruna Dantas).

Percy Jackson e os Olimpianos - Já contei a história do primeiro livro aqui e há um tempo atrás li os outros quatro o mais rápido que eu pude, e é cada vez mais apaixonante! Percy Jackson e seus amigos a cada livro se metem numa nova confusão com os deuses do Olimpo e me envolvem cada vez mais, desejando desesperadamente que eles existissem (e me tornando não tão ignorante assim em mitologia grega). Vale a pena. Muito! (Foi minha mãe que me deu, os quatro. Saiu que nem doida só pra isso porque eu perturbei muito, mas é tudo culpa da Aline Souza.)

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks (lindo e maravilhoso) arrasa de novo na história de uma menina de família conservadora que, durante a adolescência, se apaixona por um garoto pobre com má fama na cidade . A graça é que 25 anos depois eles se reencontram. Lindo, muito lindo! (Acho que foi minha mãe que me deu também, mas não lembro) 

Clarice na Cabeceira: Crônicas - Agora sim eu me encontrei: nas crônicas! Crônicas são textos curtos que têm como pano de fundo atitudes cotidianas, corriqueiras, aparentemente sem muita importância. Preciso falar alguma coisa de Clarice Lispector? Na verdade, preciso sim. Nessa coletânea de "Clarice na Cabeceira", cada crônica (assim como os contos no outro livro) é comentada por alguém relevante que teve sua vida marcada de alguma forma por aquele texto. Se eu fiquei muito feliz ao saber que Thalita Rebouças era uma dessas pessoas? Fala sério!  (Meu pai que me deu!)


Fala Sério, Filha! - A ideia genial da Thalita Rebouças de trazer "A revanche dos pais!". Depois de tantos fala sérios da Malu reclamando de todo mundo, é a vez dos pais reclamarem dela, contando casos da menina durante a vida toda dela, na visão do pai e na visão da mãe paralelamente. Muito bom! Só não curti muito esse estilo de capa, preferia os antigos, com o desenho da Malu. Pior que agora todos da coleção são de capa nova, e eu vou ficar metade capa nova, metade capa velha. Fala sério! (Esse foi meu pai também!) 

Feliz Ano Velho - Esse livro conta a história real de Marcelo Rubens Paiva (por ele mesmo) quando se tornou tetraplégico. Eu achava que seria mais em tom de novela em que ficar cadeirante é o fim do mundo e enrolei muito pra ler, mas descobri que o cara é um comediante incrível que além de me fazer rir muito me presenteou com alguns fatos históricos da década de 80 que eu adoro! (Minha mãe comprou pra ela ler, então tecnicamente ninguém me deu, né?) 

Despertada e Destinada - Os dois livros são a 8ª e a 9ª sequência da saga Morada da Noite, já falei disso aqui e aqui. E eu descobri que tem mais deles a serem lançados e socorro, não aguento mais! Não consigo largar, já fazem 2 anos e meio desde o primeiro livro e eu não aconselho muito a começarem a ler, mas depois que começa não dá para parar! (Meu pai que me deu os dois, eu acho) 

A Escolha - Mais um do Nicholas Sparks que eu tive que parar de ler para me lembrar mentalmente de que era tudo ficção! Uma história linda, envolvente, apaixonante e surpreendente sobre uma escolha muito dificil, mas com um final lindo e digno! (Minha mãe que me deu, acho)

Pulmão de Aço - A história real de Eliana Zagui, que teve poliomielite (paralisia infantil) com 2 anos de idade e desde então vive deitada numa cama no Hospital das Clinicas de São Paulo. Hoje ela tem quase 40 anos e conta sua história escrevendo com a boca e nos deixa boquiabertos com seu modo de vida feliz e bem humorado! (Minha mãe comprou pra ela também)

O Casamento - Nicholas Sparks agora cria um homem que quer desesperadamente reconstruir o próprio casamento de 30 anos atrás, mostrando para a sua mulher que valeu a pena casar com ele, mesmo tudo indique o contrário. O legal é que esse é um spin-off (coloca um personagem de outra história como personagem secundário) de Diário de uma Paixão, já que Noah é o sogro do personagem principal e tem um papel fundamental. (Minha mãe linda que me deu) 

O Reverso da Medalha - Finalmente li algum livro de Sidney Sheldon e agora posso dizer: não gosto. Desculpa, sociedade, mas eu tentei. É uma história muito bem feita, bem pensada, mas não me conquistou, acho que não é meu estilo, sei lá. É sobre gerações de uma mesma família num espaço de tempo de 100 anos, junto com as transformações históricas desse tempo e as características em comum que foram passadas desde o primeiro personagem. (Andréa que me deu)

Adorável Heroína - Sabe aquela história de "não julgue um livro pela capa"? Julguei e acertei. A capa tinha tudo o que eu sempre quis: uma labradora caramelo com sua coleira de cão-guia para cegos e no fundo os escombros do ataque das torre gêmeas. E essa é a história de Roselle e seu dono Michael, que estavam no prédio durante o atentado e conseguiram sair de lá com vida. Michael descreve tudo com muitos detalhes, o que sentiu e o que viveu e como Roselle foi indispensável. Como leitora, o magnífico de ler um livro de um cara cego é que o que ele descreveu foram os sons, os cheiros, as sensações de frio ou calor, coisa que eu nunca tinha lido ou pensado antes. (Minha mãe que me deu também) 






Nenhum comentário: