PESQUISAR

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Diário Semanal da Vestibulanda #36

Acabou.

Nome: Rebeca Kim Nakamura Allemand
Idade: 18 anos
Ocupação: Nenhuma.

E só de ver isso escrito me dá um alívio! 9 meses depois é muito louco pensar no primeiro diário, e o quanto passou rápido e devagar ao mesmo tempo.

Hoje, como uma adulta com 2º grau completo, digo que passei esse ano da melhor maneira possível. Não estudei tanto quanto devia, mas o máximo que pude. No final das contas, você conhece seus limites e dá razão aos seus professores da 5ª série que passaram a vida inteira dizendo que não dá pra estudar só de véspera. Sem dúvida, o que sou hoje é em grande parte devido a minha formação escolar.

Sobre o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio):
É cruel que 15 anos da sua vida resumam-se a um final de semana que totalizam 180 questões mais uma redação em 10h. Mesmo assim, todo mundo já sabe disso e tem que se preparar e blá blá blá.

Esse ano estudei muito mais do que na minha vida inteira e mesmo assim tive as piores notas, mas ao chegar no ENEM percebi que nem tudo estava perdido, afinal 95% das questões eu sabia que eu já tinha aprendido aquilo. Isso não me impediu de ficar nervosa, enjoada, agoniada, desesperada e com insonia, mas na hora da prova não estava frio, calor, barulhento, então qualquer coisa a culpa é totalmente minha.

Até agora sempre foi falado e comprovado que o ENEM é muito mais prova de resistência e interpretação do que propriamente conhecimento. E ainda é, mas esse ano, devido ao fato de que importantes universidades federais o adotaram como único meio de ingresso, o nível de complexidade estava um pouco acima do usual.

Mesmo assim, no primeiro dia, saí otimista e fui conferir minhas respostas com um gabarito não-oficial. Acertei por volta de 55 no total de 90, algo abaixo do que eu queria, por isso no segundo dia decidi deixar o caderno de questões por lá. A forma de pontuação do ENEM é um sistema completamente louco em que eles atribuem a cada questão um valor diferente, não divulgado, dependendo do numero de pessoas que acertam, até que atinjam mil pontos divididos em 4 áreas (45 questões pra cada uma). Ou seja, o número de questões certas acaba não tendo muito a ver, não dá pra estabelecer padrão nenhum.

O resultado oficial só em janeiro, se eu não morrer de curiosidade até lá. Querem um diário de férias? Diário de espera? Não? Ok.

Do terceiro ano eu levo o aprendizado de que não é tão ruim quanto parece, mas nem tão fácil quanto a Malhação retrata. Tem que se dedicar, mas você não tá sozinho, seus professores são seus amigos e estão ali só pra te instruir e você tem que acreditar e contar com eles. Levo as risadas, as amizades, o melhor pedacinho da minha vida.

4 comentários:

cecilia disse...

demorou para escrever alguma coisa hein !!!! Minha filha linda e maravilhosa !!!! Parabéns por mais essa conquista na sua vida !!! Agora é só partir para o trabalho e pagar as minhas contas ...rsrsrsr

Rebeca Kim disse...

Calma, espera até janeiro...

Primo disse...

AS MINHAS TAMBÉM!!!!!!!!

Rebeca Kim disse...

suas contas é muito abuso, mas se você for legal te levo pro cinema e pra pizzaria de vez em quando!!