PESQUISAR

domingo, 3 de março de 2013

Tudo Por Um Pop Star

Eu já falei desse livro aqui mais de uma vez, mas eu vou continuar falando quantas vezes mais for merecido. É o meu livro preferido da Thalita Rebouças, o único livro na vida (por enquanto) que eu li mais de uma vez, e agora eu fui ver a peça dele.

Eu nunca tinha ido ao teatro, mas baseado na minha experiência com filmes e séries, acho muito complicado quando se trata de ser inspirado em livros. Qualquer livro pode mudar a vida de uma pessoa pra sempre. Não importa o número de páginas, não importa o que dizem as críticas sobre ele, não importa a sua idade.

Para meninas na faixa de 13 anos, um livro de 160 páginas que conta a história de três amigas que são fãs incondicionais de uma banda internacional, é mais do que suficiente pra ficar marcado pra sempre. Adicionem isso ao fato de que uma das três meninas é a minha cara e que na época esse livro foi o único que entendia o meu amor de fã.

Agora imaginem pegar um livro desse e resolver transformar em peça. Muitas adultas, com suas mocinhas de 13 anos adormecidas em seus corações, correm o risco de ver tudo aquilo que elas imaginavam ser uma das melhores coisas do mundo, de um jeito completamente diferente.

Mas isso não acontece na peça de Tudo Por Um Pop Star. O ponto alto da peça é o cuidado com todos os mínimos detalhes no livro. É um musical, que contempla desde Beatles, Menudo e Backstreet Boys a Restart, One Direction e Jonas Brothers. Para quem leu o livro, só de ver as três meninas pela primeira vez dá pra saber quem é quem.

De repente você tem 13 anos de novo e na sua frente estão Manu, a loirinha patricinha, Gabi, a linda, popular e metida a estilista, Ritinha, a baixinha mau humorada (eu!), Babete, a prima maluca e toda espiritual com o Maneco, seu fusca verde e, é claro, os lindos e talentosos meninos do Slavabody Disco Disco Boys.

Thalita Rebouças e o elenco

Claro, como nada é perfeito (só a Thalita Rebouças, porque toda regra tem sua exceção), no livro a banda tem 4 meninos e na peça são 3 (mas dá pra entender o motivo disso). No livro, as meninas tem seus 13, 14 anos e na peça aparentam ter mais (mas isso depende, né?). De resto, o mau humor da Ritinha quando acorda, o casaco de Resende que a Gabi mesma fez, as frescurinhas da Manu e as dancinhas e corinhos das três está tudo lá.

É uma linda homenagem aos fãs, a todo mundo que leu o livro e se identificou. Ao mesmo tempo, é uma ótima maneira de iniciar o hábito da leitura em qualquer pré adolescente. A peça já cumpriu todos os seus objetivos só pelo fato de que no final uma menininha atrás de mim disse "Mãe, eu tenho que ler esse livro!"



A peça Tudo Por Um Pop Star está em cartaz nos teatros Clara Nunes (Gávea) e Imperator (Méier) até abril e a partir de maio vai para São Paulo. (A Thalita que me pediu pra falar da peça pra todo mundo)

2 comentários:

cecilia disse...

agora sim um bom post !!! Mas faltaram vários detalhes e fotos !!!

Rebeca Kim disse...

eu sabia que você ia falar isso!!! mas se eu escrevo demais, você não lê!!! e tem muita coisa pra falar, assunto pra muito post...